Tempo de leitura: 2 minutos
Muito se fala sobre a importância do bom atendimento no pós-venda, ou seja, quando o aluno já está matriculado na sua escola de dança. Porém, muita gente esquece que o relacionamento é também o elemento mais importante na prospecção de novos alunos.
O atendimento precisa evoluir conforme as relações entre escola e aluno evoluem. Mas é preciso lembrar que o relacionamento inicia-se junto com as etapas da venda, quer você queira, quer não. Porque querer iniciar uma relação com o aluno depois de um primeiro atendimento frustrado é quase impossível.
Quando o atendimento não é satisfatório, dificilmente os alunos voltam a procurar a sua escola, e, quando procuram, já começam as aulas com um pé atrás. Sendo assim, o esforço para demonstrar que a sua escola é confiável será dobrado, pois a primeira impressão pode até não ser a que fica, mas é a que fica por mais tempo.
Tendo isso em vista, apresentamos algumas dicas para transformar o atendimento da sua escola de dança já no primeiro momento:
- Atendimento empático
Se você fosse o aluno, gostaria de ser tratado da maneira com que a sua escola o trata?
É preciso atender e se relacionar com o aluno pensando nele, e não apenas pensando em como a sua escola é maravilhosa e em como seria ótimo para o aluno ter aulas ali.
Veja se o seu discurso está focado na escola, como em um folheto institucional, ou se está focado na real necessidade em servir ao aluno.
E mais importante: não pressione o aluno durante o atendimento.
- Foco no longo prazo
Relacionamento é sempre algo de longo prazo.
Se, no primeiro atendimento, a sua escola tentar empurrar algo para o aluno, certamente ele irá assustar. Não force as aulas de dança para um aluno em potencial caso perceba que o serviço não fará uma diferença positiva na vida dele.
- Tudo se prolonga através do atendimento
O atendimento pode ser um atalho ou um vínculo permanente. É possível perder alunos e manter um bom relacionamento, da mesma maneira que é possível ter um aluno por muito tempo te odiando.
Faça desses itens um ciclo de relacionamento. E tenha sempre em mente que todo atendimento precisa ser focado no longo prazo.
O relacionamento pode até chegar ao fim, mas a sua vontade de se relacionar com o aluno e superar as suas expectativas e necessidades deve ser eterna. Essa força de vontade vai transformar a forma que a sua escola se comporta junto aos alunos.
Que tal começar a praticar um atendimento focado no relacionamento de longo prazo a partir de hoje?
FONTE: Sebrae.