Como motivar alunos a permanecerem nas escolas de dança?

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma pessoa que toma a atitude de se matricular em uma escola de dança desenvolve dois tipos de motivação, a motivação vinda de dentro (intrínseca) e também a influência externa (extrínseca).

Ou seja, quem chegou até a sua escola já recebeu a primeira dose de motivação ao decidir se inscrever para as aulas de maneira espontânea. A partir daí, passa a contar a influência externa de como esse aluno vai ser tratado dentro da escola e quais são os artifícios que os profissionais irão usar para que ele não desista das aulas.

Cabe à escola de dança conquistar diariamente esses alunos. É preciso entender que eles desejam receber todas as informações referentes ao seu desempenho nas aulas de maneira simples e verdadeira. Assim, não adianta a secretária prometer valores que não serão cobrados ou o professor prometer resultados físicos instantâneos, pois isso só irá causar desmotivação.

A permanência do aluno dentro da escola vai depender de vários fatores. Dentre eles, o que mais pesa é o professor. É dele a tarefa de manter os alunos motivados e integrados nas aulas de dança, estabelecendo um vínculo com a escola cada vez mais forte, criando empatia e uma espécie de dependência entre professor, a aula e o aluno.

Por conta disso, é de se esperar que a rotatividade de professores também ocasione rotatividade de alunos matriculados. Empresários sem capacidade de manter seus professores não conseguem fidelizar clientes. São donos de escolas que pagam pouco, atrasam pagamento, não realizam reuniões para explicar os objetivos da escola, não aplicam o endomarketing (leia mais sobre o assunto aqui), elogiam pouco, dão broncas demais, não ouvem os funcionários, entre outros desmandos. E, com isso, acabam perdendo alunos.

Entre os motivos que levam os alunos a abandonarem a escola podemos citar:

  • Rotatividade de professores;
  • Aulas pouco envolventes;
  • Espaço físico desconfortável e pouco ventilado;
  • Falta de higiene;
  • Preço.

É importante frisar: são poucos os alunos que deixam as aulas por causa do preço. A maioria desiste por não enxergar valor no serviço oferecido.

Faça diferente, envolva o seu aluno com a escola!

FONTE: Portal da Educação Física.

Sobre Leonel Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta