Dicas para a fanpage da sua Escola de Dança

Tempo de leitura: 2 minutos

Semana passada nós falamos neste blog sobre a importância de investir na presença online da sua escola de dança (leia aqui). Dando continuidade ao assunto, hoje vamos explicar a importância de manter uma fanpage. Não há como fugir, o Facebook continua sendo a rede social mais importante para construir uma marca na internet.

E, claro, as boas práticas nessa rede são necessárias. Separamos algumas dicas para ajudar a alavancar a visibilidade da sua escola, mas lembre-se que no mundo das mídias sociais não existe uma receita de sucesso. Teste todas as dicas abaixo e adapte-as para as suas necessidades.

  1. Conteúdo

Acerto – Use a regra do 80/20: 80% das suas postagens devêm ter conteúdo interessante e social, que sejam relacionados ao mercado em que sua marca esteja inserida (ou seja, dança) ou que provoquem engajamento. Os outros 20% devem ser conteúdo institucional e promocional da sua escola.

Erro – Ficar apenas anunciando aulas e promoções fará com que seus fãs deixem de curtir sua página rapidamente. É como se você fosse um canal de televisão que resolveu encher de comerciais o programa favorito da sua audiência.

  1. Interação

Acerto – Responda às perguntas, críticas, problemas e comentários de seus fãs rapidamente. Seus fãs estão ali para conversar com sua marca, então dê atenção a eles, mesmo que seja apenas para agradecer essas interações. Quanto a problemas, reconheça, desculpe-se publicamente e tente resolver tudo em um canal exclusivo. Para alguns casos, porém, é preciso uma análise cuidadosa, sendo até mesmo necessário resolver a crise publicamente.

Erro – Ignorar seus fãs ou apenas usá-los para divulgar sua marca. A página da sua escola de dança no Facebook precisa ser humana. Não interagir ou reconhecer seus alunos fará com que eles fiquem desapontados e até mesmo irritados.

  1. Síntese

Acerto – Segundo o site de análise de dados Kissmetrics, postagens com até 80 caracteres recebem 66% mais de engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos) do que mensagens longas.

Erro – Toda foto e link precisam de uma contextualização, mas uma mensagem enorme pode levar seu fã a deixar de seguir suas postagens.

  1. Comentários

Acerto – Faça postagens que estimulem a participação dos fãs, como mensagens com perguntas. Esse tipo de conteúdo tem 92% mais comentários do que outros. E sempre se lembre de deixar a pergunta por último.

Erro – Faça comentários fakes na esperança de estimular seus fãs a fazerem o mesmo. O pior: se alguém descobrir, esse fiasco de estratégia será uma grande mancha na reputação da sua escola.

  1. Atualização

Acerto – Análise sua página para descobrir quantas postagens podem ser feitas sem incomodar os seus fãs. Muitos sites indicam números determinados, mas isso varia muito de acordo com a empresa.

Erro – Faça atualizações indiscriminadamente até que seus fãs corram da sua página com medo de uma overdose de conteúdo. Ou então deixe a sua página abandonada.

FONTE: Revista PEGN.

Sobre Leonel Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta