Como montar um bom planejamento estratégico

Tempo de leitura: 2 minutos

O objetivo de um planejamento estratégico é definir uma direção para a sua escola de dança. Esse processo para o seu negócio é tão importante quanto o plano de ação em sim, pois é um momento de reflexão, discussão, interação, de avaliação interna de forças e fraquezas, das oportunidades do mercado, do perfil da concorrência, da elaboração de planos e definição de objetivos e metas.

Ao analisar estes cenários, você terá mais facilidade em conduzir o dia a dia da sua escola de dança. Uma dica importante: o seu planejamento estratégico precisa ser traduzido em planos e projetos específicos. Em cada caso, é necessário definir:

  • Os objetivos a serem atingidos por cada estratégia traçada, preferencialmente de forma quantitativa;
  • Como será atingido, quais a ações requeridas para atingir o objetivo da sua escola;
  • Quais são os recursos necessários para implantar cada estratégia, sejam eles humanos, financeiros, tecnológicos, entre outros;
  • Os obstáculos a serem superados;
  • As responsabilidades e prazos, aqui você deve exemplificar quem fará o que e quando fará;
  • O retorno que a sua escola espera sobre cada investimento.

Com todos estes itens estipulados, você tem um plano a ser seguido! Lembre-se que o prazo do planejamento estratégico varia significativamente de escola para escola, dependendo muito dos objetivos estipulados.

Normalmente, um planejamento estratégico vai desenhar cenários em longo prazo, procurando definir como a sua escola de dança estará competindo no mercado e que vantagens competitivas sustentáveis ela terá no futuro. Por este motivo, o plano será mais dinâmico e precisará ser revisado e renovado com frequência, sempre que surjam fatos novos importantes envolvendo sua escola.

Coloque o planejamento estratégico em prática na sua escola de dança e responda as perguntas que todo negócio procura responder: “Onde estamos?”; “Para onde queremos ir?” e “Como vamos chegar lá?”.

Resumindo, defina a missão da sua escola, conheça seu mercado e concorrentes, e a partir daí desenvolva ou redefina suas aulas, preços e ações. Somente com todas essas informações e estabelecendo uma visão de futuro, será possível traçar uma estratégia realmente competitiva que, com certeza, trará mudanças significativas para a sua escola de dança.

Sobre Leonel Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta