Tempo de leitura: 2 minutos
Uma das maiores dificuldades dos professores durante as aulas de dança é a de controlar os alunos. Crianças são imaginativas, irrequietas e cheias de energia, por isso, é preciso habilidade para conquistar a atenção delas.
Essas características infantis podem ser difíceis de contornar, principalmente para professores sem muita experiência em sala. Então, como auxiliar o professor na tarefa de conseguir disciplina na sala, prender a atenção dos alunos e fazer com que estes fiquem mais focados nas atividades de dança?
Separamos algumas dicas que podem te ajudar:
Estabeleça combinados previamente
Já dizia o ditado que “o combinado não é caro”. É útil trabalhar com as crianças, já nos primeiros dias de aula, os comportamentos que serão aceitos e os que não serão durante as aulas. Pode ser interessante premiar as crianças que seguirem melhor os combinados com uma estrelinha ou uma distinção qualquer, que os incentive a perseverar no caminho previamente traçado. Mantenha o que for combinado por escrito em local visível pelos alunos.
Mantenha sempre a calma
As crianças são peritas em perceber o estado de espírito dos adultos, e, além disso, de serem influenciadas por eles. Se você ficar nervoso e/ou ansioso, fatalmente passará isso para os alunos, que por sua vez também se sentirão nervosos e ansiosos. Fique calmo, fale em voz baixa e procure agir sempre com naturalidade.
Pare por alguns minutinhos
Ao perceber que os alunos estão agitados, vale a pena parar a aula por alguns minutos, para que eles se acalmem um pouco. Apagar a luz, tocar músicas suaves, ensiná-los a prestar atenção em sua respiração são técnicas que ajudam a manter a calma.
Diversifique as atividades
Separe algum momento da aula para realizar atividades de dança mais descontraídas. Busque novos ritmos e dê liberdade para que os alunos se expressem, o que ajudará a estimular a criatividade, a calma e o foco nas crianças.
Experimente seguir essas dicas, você verá os resultados aparecerem e suas aulas renderão muito mais.