Como ajudar o professor a lidar com uma turma agitada

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das maiores dificuldades dos professores durante as aulas de dança é a de controlar os alunos. Crianças são imaginativas, irrequietas e cheias de energia, por isso, é preciso habilidade para conquistar a atenção delas.

Essas características infantis podem ser difíceis de contornar, principalmente para professores sem muita experiência em sala. Então, como auxiliar o professor na tarefa de conseguir disciplina na sala, prender a atenção dos alunos e fazer com que estes fiquem mais focados nas atividades de dança?

Separamos algumas dicas que podem te ajudar:

Estabeleça combinados previamente

Já dizia o ditado que “o combinado não é caro”. É útil trabalhar com as crianças, já nos primeiros dias de aula, os comportamentos que serão aceitos e os que não serão durante as aulas. Pode ser interessante premiar as crianças que seguirem melhor os combinados com uma estrelinha ou uma distinção qualquer, que os incentive a perseverar no caminho previamente traçado. Mantenha o que for combinado por escrito em local visível pelos alunos.

Mantenha sempre a calma

As crianças são peritas em perceber o estado de espírito dos adultos, e, além disso, de serem influenciadas por eles. Se você ficar nervoso e/ou ansioso, fatalmente passará isso para os alunos, que por sua vez também se sentirão nervosos e ansiosos. Fique calmo, fale em voz baixa e procure agir sempre com naturalidade.

Pare por alguns minutinhos

Ao perceber que os alunos estão agitados, vale a pena parar a aula por alguns minutos, para que eles se acalmem um pouco. Apagar a luz, tocar músicas suaves, ensiná-los a prestar atenção em sua respiração são técnicas que ajudam a manter a calma.

Diversifique as atividades

Separe algum momento da aula para realizar atividades de dança mais descontraídas. Busque novos ritmos e dê liberdade para que os alunos se expressem, o que ajudará a estimular a criatividade, a calma e o foco nas crianças.

Experimente seguir essas dicas, você verá os resultados aparecerem e suas aulas renderão muito mais.

Sobre Leonel Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta