Como se manter ativo durante a crise?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabia que a melhor hora para se criar um planejamento voltado à superação de uma crise financeira é antes de ela efetivamente se instalar na empresa? O problema é que uma crise assim pode ser provocada por inúmeras razões, inclusive externas, ultrapassando os limites da gestão interna. Como nem tudo pode ser detalhadamente previsto pelo gestor, é essencial ter organização e foco, a fim de elaborar um plano estratégico de longo prazo para gerenciar melhor sua escola de dança e evitar que os problemas se agravem.

Para te ajudar, confira nossas dicas sobre como ficar mais ativo nesse tempo de crise atual.

Eficiência na comunicação

A pior coisa a fazer durante a crise é permitir que os erros operacionais interfiram ainda mais em seu orçamento. Assim, é essencial tanto emitir bons feedbacks como ouvir as ideias de seus colaboradores, a fim de otimizar os processos e evitar retrabalhos ou perda de tempo na hora de cumprir as rotinas da escola.

Redução de custos

Antes que o dinheiro fique drasticamente mais curto para sua escola, para ficar ativo nesse tempo de crise vale analisar as despesas que podem ser cortadas, por serem pouco necessárias ou por serem excessivas. Mas antes de pensar em reduzir seu pessoal e encolher salários, busque alternativas. Pode ser interessante passar seu controle financeiro, por exemplo, para um sistema na nuvem, reduzindo dessa forma o consumo de impressões. Lembre-se de que qualquer corte, por menor que seja, é válido.

Atitude positiva

Assim como não se pode garantir que o êxito nos negócios seja permanente, é viável confiar que nenhuma crise será interminável. Por isso, é extremamente importante não desacreditar em si mesmo ou no potencial de sua equipe para superar os momentos ruins. Já que a economia sempre foi cíclica, o ciclo atual deve se transformar em breve. Então mantenha a motivação para continuar na ativa, mesmo com as dificuldades financeiras do momento.

Evite bodes expiatórios

Agora é hora de assumir a responsabilidade e se projetar como líder, guiando seu time rumo à superação e os auxiliando na realização de um trabalho melhor. Nesse cenário, atente-se para os erros cometidos pela escola de dança que acabaram aumentando o problema, mas não culpe os outros! Admita todos os equívocos e as deficiências, procurando indicar como superar os problemas e verificar os resultados obtidos em curto prazo.

Organização financeira

Para ficar ativo durante a crise, uma estratégia básica consiste em entender a fundo o que acontece com as finanças da sua escola de dança. É preciso ter um controle efetivo dos fluxos financeiros, facilitando os recebimentos e pagamentos de contas. Bons empresários devem procurar manter a todo custo sua credibilidade em momentos críticos

Seguindo essas dicas, o gerenciamento da crise certamente ficará muito mais simples e leve, fazendo com que sua escola de dança se destaque desse cenário nada ideal ainda mais fortalecida!

Sobre Leonel Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta