(02/02) Como Administrar uma Escola de Dança mesmo sem ter conhecimentos de Administração

Tempo de leitura: 6 minutos

Começamos falando sobre o inimigo número 1 do sucesso: O medo.

O medo acontece quando você coloca na “balança” os prós e os contras de uma ação, isso gera cenários, caminhos, incertezas e você tem que tomar uma decisão apenas.

Mas qual a decisão correta?

É Isso que faz você “paralisar” e ficar com medo.

Portanto, o medo só é perdido quando você sai da “paralisia por análise”. E a grande sacada é: Não queira tomar a decisão perfeita, a mais correta, a que sofrerá menos, apenas tome uma decisão! Ou seja, faça! “Feito é melhor que perfeito”!

Só irá saber se tomou a decisão correta, antes de decidir andar por um caminho, se der o primeiro passo! Assim como uma criança que não tem essas “análises” na cabeça, não tem medo de agir, apenas decidem dar o primeiro passo e então o segundo, e depois o terceiro, e assim por diante.

Mas e se eu cair?

Levante-se e tente de novo! Veja que nenhum de nós sabemos realmente o que vai acontecer até que começamos a dar os primeiros passos. E isso é válido para os negócios, na vida e em tudo!

O que não se pode é esperar “passar” o medo para agir.

Pode ser que o medo de agir já foi superado, mas, e a ansiedade?

Você ainda fica aflita (o) quando chega um aluno, um visitante e você tenta passar o máximo do seu conhecimento para que ele feche a matrícula? Ou se aflige em como dar a melhor aula experimental? Ou em como transmitir ao seu aluno que ele está na melhor escola?

Isso é absolutamente normal e é dessa forma que as coisas começam a andar corretamente.

Mas espera um pouco, ser ansioso é normal?

Exatamente!

A ansiedade existe quando você tem algo muito valioso para ensinar e não sabe como repassar. Ou quando você espera agradar da melhor forma possível e também não sabe como.

Sendo assim, ansiedade é importante porque mostra que suas intenções são boas, o que precisa é apenas ‘controlá-la’. Entender a real necessidade do aluno antes é um ótimo começo.

E isso é com o tempo.

Faz parte do processo natural de amadurecimento empresarial. Assim como o medo, a ansiedade se controla agindo!

Superados, medo e ansiedade, ainda temos o fator “falta de conhecimento”.

Como resolvê-lo? Terei eu que fazer uma graduação de administração?

Não há necessidade, a menos que queira fazer.

A questão aqui é bem mais simples!

Primeiro, precisa organizar seu tempo e suas atribuições. Por isso, foque em uma tarefa que acredita ser a mais importante e delegue as outras.

Não adianta querer achar que no começo irá dar aulas, organizar cadastros, fazer pagamentos e recebimentos, fazer limpeza, traçar metas, atender telefones, fazer posts de marketing nas redes sociais entre outras tarefas com a justificativa de que “não tem como pagar para alguém fazer isso”.

Esse é um erro muito grande. Pois gera uma sensação ‘ilusória’ que aparenta trazer algum benefício no momento, mas que não é realidade. Ao longo dos dias ou meses, não vai ter sustentabilidade seu negócio e sua escola estará fadada ao fracasso.  Sem falar no desgaste físico e emocional que trará para sua vida profissional e pessoal tentar fazer tudo e ao mesmo tempo não fazer nada corretamente.

O melhor caminho é: Focar em uma tarefa por vez, alcançado o sucesso pretendido naquela tarefa e delegar as demais.  Delegar é passar a responsabilidade de algo para uma pessoa de confiança ou que tenha maior domínio naquele assunto.

Aí pode vir à seguinte dúvida: “se eu não fizer e passar para outra pessoa, não vai sair como eu gostaria”.

Isso não é verdade, o processo de delegação é amplamente comprovado como fator de sucesso, basta treinar e orientar corretamente, da forma que você gostaria de ser treinada (o). As pessoas acreditam nas outras quando ela passa confiança e segurança no que faz ou fala. Aí está, inclusive, mais um motivo de você se aperfeiçoar em determinada tarefa. Te trará autoridade naquele assunto. Assim terá como estudar sobre outros assuntos que não domina ainda.

Já diria um provérbio africano: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado.”

Ao delegar as tarefas, sua equipe se tornará mais motivada ao alcance dos seus sonhos, e sua escola irá mais longe. Esse é o grande segredo das grandes organizações. Trabalhe em equipe.

Bom, uma vez superado o medo, a ansiedade e a falta de conhecimento, agora o problema está no volume de informações que recebe, na quantidade de processos administrativos da escola e na falta de tempo para administrar tudo isso. (Falaremos mais sobre tempo em outro post)

E a dúvida é:

Meus alunos adoram minhas aulas, mas reclamam da demora do atendimento na recepção e das informações desencontradas. Como manter a qualidade da prestação de serviços da minha escola?

A resposta é simples: Tenha um sistema de gestão que te dê total controle e organização!

Uma escola de dança sem um sistema de gestão trabalha no escuro.

Não adianta oferecer uma boa aula apenas, com um excelente método e uma ótima estrutura física. Tem todo um processo de organização e controle por trás disso.

Ter um bom sistema de gestão na escola permite passar transparência, seriedade e profissionalismo.

Assim, fará com que novos alunos venham e que os da casa se mantenham. Quando se tem algo especial na escola que a difere das outras escolas, o seu aluno ou seu futuro aluno, começa a te enxergar de outra maneira.

Eles dizem: “Opa, esta escola é bacana, essa escola é organizada. Quero estudar aqui! Quero que meus filhos estudem aqui! ”

Tudo isso vai gerar vantagem competitiva no mercado da dança, onde o seu aluno verá o valor da escola e não o preço da sua mensalidade.

Enfim, aqui está nossas dicas de como administrar uma escola de dança sem ter formação na área e os fatores que impedem de aumentar o sucesso da sua escola e alcançar seus maiores sonhos.

Sonhos que você nasceu para viver com plenitude.

Sonhos esses que, se tivesse uma fórmula, uma trilha, uma bússola, que te desse toda a orientação para chegar nos seus objetivos, deixando para trás todo o medo, ansiedade e falta de conhecimento, te proporcionando confiança, energia e sabedoria para seguir em frente e mudar sua vida, você faria de tudo para alcançá-lo, certo?

E você pode! Basta você querer!

Agora que você aprendeu como aumentar o sucesso da sua escola de dança, mesmo sendo leigo em administração, gostaríamos de te apresentar o webdanca.com, um sistema completo para gerenciamento das escolas de dança.

Faça agora mesmo seu teste por 07 dias grátis, clicando aqui em baixo capturar

Sobre Leonel Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta