A importância da gestão para a sua escola de dança

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem tem uma escola de dança sabe que os problemas, erros e fracassos fazem parte do dia a dia da empresa, assim como as conquistas e sucessos. Isso é natural, desde que a sua escola esteja pronta para lidar com as adversidades. É aí que entra um fator chave: a gestão. Nenhuma ideia ou ação, por melhor que seja, resiste à má gestão.

Os processos da Gestão Empresarial visam organizar a rotina, definir objetivos e metas, planejar e executar estratégias, reduzir custos e prestar contas em relação às metas traçadas. Mas muitas escolas de dança não tem dado a devida atenção aos princípios da Gestão e não conseguem reverter resultados negativos. Isso acontece porque muitos proprietários são excelentes professores de dança, porém falta a eles o conhecimento gerencial.

Confira 4 motivos pelos quais a boa gestão é indispensável para a sua escola de dança:

1 – Visão geral do negócio

Manter uma escola de dança é uma tarefa que exige muita dedicação, inteligência e, claro, capacidade de gestão. Sem que o empreendedor saiba gerenciar a escola, as chances de um pequeno problema se transformar em catástrofe rapidamente aumentam à medida que a empresa cresce. A gestão eficiente, aquela que integra todos os setores, é capaz de oferecer uma visão geral do negócio e apontar para qual caminho a sua escola está indo. Com essas informações, as pessoas capazes de tomar decisões dentro da escola podem equilibrar o negócio e fazer com que ele retome o crescimento.

2 – Alicerce de um planejamento seguro

A gestão também impacta no planejamento da escola de dança. Ainda que seja natural que uma escola tome alguns riscos para continuar crescendo, esses riscos podem ser medidos e evitados, de acordo com a maneira com que a gestão influencia o planejamento da empresa. A maneira como você divulga a sua escola ou planeja o próximo espetáculo, por exemplo, é afetada pela forma como você toca o seu negócio. Isso não representa apenas boas decisões, mas também a administração do fluxo de caixa até as pessoas que você escolher contratar. Todo esse plano passa diretamente pela gestão.

3 – Foco na eficiência e lucratividade

Gerenciar uma escola de dança não significa apenas criar maneiras de atrair mais alunos, mas também de gastar menos e conseguir melhores resultados com os mesmos recursos. E neste contexto uma boa gestão impacta de forma positiva em todos os pontos. Através dela é possível criar metodologias de trabalho capazes de aumentar sua lucratividade via redução de custos, melhor aproveitamento do tempo e de recursos. Ou seja, uma boa gestão fará sua escola mais lucrativa sem que você precise investir muito. Ela também aponta o caminho para investimentos quando eles forem realmente necessários, dimuindo os gastos desnecessários.

4 – Sustentabilidade da escola

A sobrevivência da sua escola de dança e a consequente transformação dela em um sucesso é completamente baseada em uma boa gestão. Todos sucumbem ao fracasso se não contarem com uma base sólida de gerenciamento dos gastos, lucros e investimentos. Para isso, o empreendedor pode tirar proveito do que a tecnologia tem a oferecer em se tratando de ferramentas de gestão, mas também deve procurar por pessoas e parceiros capazes de ajudá-lo a desenvolver o negócio. Caso contrário, as chances da sua escola existir no futuro serão mínimas.

E então, como anda a gestão da sua escola de dança?

Ter uma atenção especial ao gerenciamento do seu negócio pode garantir o sucesso da escola e sua continuidade!

Sobre Leonel Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

4 Comentários

  1. Marina Nunes Ribeiro Corso

    Olá! Gostei muito das matérias do seu site. Sou professora de ballet, Sapateado e jazz desde os 16 anos. Graduei-me em Educação Física e Direito. Sempre tive o sonho de abrir minha própria escola, porém, a dois anos mudei para outro estado por conta da profissão do marido e aqui não tenho o nome conhecido como em minha cidade. Conversei com meu marido a respeito da escola de dança e gostaria de focar no público infantil com cursos em geral para crianças, incluindo música, inglês etc. Não pretendo excluir o público adulto que poderia ser explorado com ballet adulto, b. Fitness etc Mas o foco mesmo seria o público infantil, com espaço para biblioteca, brinquedoteca etc. A minha dúvida é se há realmente rentabilidade no setor de dança, pois estarei apostando todas as minhas economias neste empreendimento e adiando o sonho da casa própria, visto que moro de aluguel. Aqui na cidade, só existem academias tradicionais de ballet pelo método Royal, cerca de 4 escolas de dança e, outras modalidades , como Sapateado, jazz, street etc são pouquíssimo exploradas. Se puderes me dar alguma luz, até para convencer de vez meu marido a encarar este empreendimento, ficarei imensamente grata.


    1. Olá Marina, ?
      Que bom que gostou do conteúdo, ficamos felizes pela sua visita em nosso blog.
      Como a resposta ficou um pouco longa, encaminhamos no seu e-mail, ok?

      Qualquer dúvida é só nos retornar.

      Abraço!


  2. Olá Marciano!
    Estamos muito felizes de ter adotado essa ferramenta para o processo de iniciação da nossa instituição, no mercado das artes.
    Creio que seremos muito úteis uns para os outros!

Deixe uma resposta