Dicas essenciais para o controle de contas na sua escola de dança!

Tempo de leitura: 3 minutos

imagem-para-blog-2

Sabia que manter as contas a pagar e a receber controladas já organiza e reduz bastante os riscos relacionados a uma má gestão financeira em qualquer empresa? Por isso, se você quer assegurar um bom controle das contas da sua escola de dança, mas não sabe por onde começar, considere adotar algumas medidas básicas.

Entenda os conceitos

Uma conta a pagar nada mais é do que uma obrigação financeira assumida pela escola de dança, que pode ser relativa às contas de água, de luz e de telefone, assim como ao aluguel e muito mais. Até aí, tudo dentro dos conformes, mas o que muitas vezes acontece é que, por mais que as escolas de dança possuam o dinheiro para quitar tais obrigações financeiras, elas não têm organização e planejamento suficientes para colocar tudo devidamente em dia.

Já as contas a receber, são um dos maiores bens do seu negócio. Independentemente do motivo, deixar de receber esses pagamentos ou cobrar os clientes de forma indevida gera péssimas consequências para a escola de dança.

Não manter as contas sob controle pode causar grandes problemas e prejuízos para a empresa, por isso, é fundamental que o responsável pelo setor financeiro da escola de dançafaça um bom planejamento para evitar, assim, dores de cabeça no futuro.

Limite as dívidas à realidade da sua escola de dança

Muitas vezes, a sua escola de dança acaba contraindo um montante maior de dívidas para investir em algum item ou serviço, achando que, no futuro, essa aplicação será recompensada. Mas é importante pesquisar antes de cada investimento, evitando assim maiores problemas.

Planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro deve incluir um fluxo de caixa organizado, englobando todas as contas a receber, assim como os gastos e os pagamentos futuros da escola de dança. Isso porque a falta de conhecimento sobre o próprio empreendimento acaba se tornando um dos piores problemas que as pequenas e médias empresas podem ter que encarar.

Nesse contexto, uma boa dica é contar com softwares que o auxiliarão, avisando quando a data do pagamento estiver se aproximando. Assim, você estará sempre por dentro de tudo que acontece na parte financeira da sua escola, deixando uma margem bem menor para falhas.

Juros e pagamentos

Já parou para pensar que multas e juros multiplicam as contas a pagar ao final de cada mês? Por isso, para não perder parte de seu orçamento nessa reparação, busque quitar seus débitos sempre nas datas corretas. Vale ressaltar que é possível obter descontos em algumas contas quando o pagamento é antecipado. Dessa forma, além de a sua escola de dançapoupar dinheiro, também ficará com uma boa reputação perante seus fornecedores.

Renegocie suas contas

Ao manter as contas a pagar e a receber sob controle, é muito provável que a sua escolaconsiga perceber que não será capaz de pagar as contas devidamente. Sabendo disso, o melhor é não perder tempo, procurando renegociar o valor rapidamente. Lembre-se de que atrasar os pagamentos só fará com que os gastos e as preocupações aumentem.

Quando o gestor financeiro não consegue controlar os gastos e pagamentos da escola de dança, as chances de surgirem problemas são enormes! Então, coloque em prática essas dicas e mantenha as contas a pagar e a receber sob controle, prolongando ao máximo a saúde do seu negócio!

A organização financeira é apenas um dos pilares responsáveis pelo crescimento da sua escola de dança, baixe gratuitamente o eBook “O Guia Completo de Organização Para Escolas de Dança” para saber mais sobre o assunto, basta clicar aqui! 

Texto: Marciano Souza.  Revisão e adaptação: Lucas da Rocha.

imagem-3-blog

Sobre Lucas Rocha

Olá, meu nome é Lucas da Rocha, assistente de marketing e criador de conteúdo para o blog gestão em dança! :)

Deixe uma resposta