5 dicas para reduzir a inadimplência em sua escola de dança

Tempo de leitura: 2 minutos

imagem-blog-inadimplencia

Se você tem uma escola de dança, já deve saber que não receber um pagamento no dia marcado (inadimplência) pode colocar em risco toda a saúde financeira do seu negócio. Os atrasos atrapalham o fluxo de caixa, o pagamento de comissões de professores e muitas vezes fazem com que o dono da escola precise recorrer a empréstimos.

Confira algumas dicas para prevenir e diminuir a inadimplência na sua escola de dança.

1 – Organize os cadastros

escola de dança é uma prestadora de serviços e, portanto, se enquadra como um negócio, uma empresa. Quando um novo aluno chegar à escola, é importante fazer um cadastro preciso e solicitar informações completas. É essencial também que você mantenha o Banco de Dados dos alunos sempre atualizado e organizado. Se você utiliza fichas em papel, pense na possibilidade de utilizar um software para gerenciar as fichas dos alunos para facilitar este trabalho.

2 – Tenha um histórico do pagamento

Saiba diferenciar os maus e bons pagadores. Para isso, mantenha um histórico atualizado de pagamentos. Um software oferece a vantagem da praticidade: o acesso ao histórico de pagamentos mais descomplicado e de onde você estiver.

O histórico de pagamentos ajuda a separar os inadimplentes reincidentes daqueles clientes que sempre pagaram direitinho, mas estão passando por problemas momentâneos. Além de ser importante para definir a melhor estratégia de negociação com cada um dos casos.

3 – Faça um contrato

Estabelecer regras para cada um dos lados é importante: valoresdatas para pagamentojuros, dentre outros. Firmar este contrato no momento da matrícula te dará respaldo legal e segurança para a sua escola.

4 – Premie os bons pagadores

Defina uma política de pagamentos que premie os bons pagadores com descontos. Trabalhar com pacotes também é uma boa opção de negócio. Você pode oferecer um desconto para quem paga até o dia do vencimento da conta. Ou pode dar desconto para quem fecha um plano trimestral, semestral ou anual.

5 – Não tenha medo de cobrar

Faça a cobrança dos valores devidos desde o primeiro dia de atraso e lembre o cliente sobre a dívida quando necessário. Quanto maior o atraso, mais distante a possibilidade do inadimplente quitar a dívida. É o chamado “efeito bola de neve”.

Reserve um dia por semana para analisar a lista de inadimplentes. Envie um e-mail com os valores devidos e sempre estabeleça uma abertura para negociação. O devedor não pode ser constrangido de nenhuma forma. Preze sempre pelo bom relacionamento.

Que tal acessar mais um material sobre inadimplência? Clique aqui e baixe gratuitamente o eBook 7 pecados que levam à inadimplência.

Texto original: Marciano Souza.

Revisão e adaptação: Lucas da Rocha.

imagme-para-blog-1

Sobre Lucas Rocha

Olá, meu nome é Lucas da Rocha, assistente de marketing e criador de conteúdo para o blog gestão em dança! :)

Deixe uma resposta