Dia da Saúde – Os benefícios da dança para a saúde corporal e mental

Tempo de leitura: 2 minutos

benefícios da dança

Dançar é uma atividade artística bastante acessível, pode ser praticada por pessoas de todas as idades e carrega consigo diversos benefícios para a saúde física e mental. No dia mundial da saúde, descubra diversos benefícios que a dança pode proporcionar a você!

Perda de peso

Além de extremamente divertido, a dança é muito eficaz para a queima de calorias e na luta contra obesidade, praticando com regularidade, se torna um exercício aeróbico tão efetivo quanto o ciclismo, por exemplo.

Melhora da capacidade sanguínea:

Danças como Jazz, Axé e Salão, estimulam a circulação sanguínea e melhoram a capacidade respiratória.

Aumento da flexibilidade e do equilíbrio:

De maneira geral, aulas de dança começam com um aquecimento que consiste em diversos exercícios de alongamento que aumentam a flexibilidade do corpo, além disso, dançar favorece a coordenação motora e a agilidade, desenvolvendo um excelente condicionamento físico.

Ajuda o coração:

Pessoas que sofrem com doenças cardíacas, podem melhorar o desempenho do coração através da dança. Estudos demonstram que essa prática é tão benéfica para o órgão quanto exercícios na esteira ou na bicicleta.

Saúde mental:

Além da saúde corporal, dançar faz bem para o cérebro e para o psicológico, ter a mente saudável é essencial para vivermos bem.

O exercício da dança estimula a concentração e a tranquilidade, canaliza a adrenalina e por meio disso, reduz a ansiedade. Dançar libera endorfina, que é o hormônio do prazer, capaz de relaxar e diminuir a tensão muscular e o estresse!

Pessoas que sofrem com baixa autoestima podem se beneficiar participando de aulas de dança, elas promovem a autoconfiança e a criação de relações sociais, guiando o aluno sempre por etapas e o  ajudando a entregar seu melhor.

Ambientes de dança geralmente carregam muita energia positiva, sorrisos e diversão, sendo ótima opção para se distrair e ao mesmo tempo, praticar um exercício completo.

Esses foram apenas alguns exemplos, mas os benefícios da dança vão muito além desses citados!

Quer descobrir mais benefícios que a dança pode trazer para sua vida? Confira outras publicações no blog clicando nos links abaixo:

8 benefícios da dança para o bem-estar e a saúde

Benefícios da Dança do Ventre

 

 

 

 

Sobre Lucas Rocha

Olá, meu nome é Lucas da Rocha, assistente de marketing e criador de conteúdo para o blog gestão em dança! :)

Deixe uma resposta