Tempo de leitura: 2 minutos
Para realizar uma atuação profissional nas mídias sociais é preciso considerar alguns aspectos importantes que são necessários para compreender as necessidades e aperfeiçoar as estratégias de marketing digital. Planejamento digital, gestão de conteúdo, anúncios, campanhas e mensuração são essenciais, porém muitas empresas, aqui incluídas as escolas de dança, se esquecem de uma das ferramentas mais poderosas para a atuação nas mídias sociais: o monitoramento de redes sociais.
Monitoramento é o passo que fornecerá subsídios para entender como a atuação da sua escola está sendo conduzida e recebida pelo público, ou seja, é o feedback de todo o trabalho executado. Com ele é possível saber o que está sendo falado sobre as aulas, apresentações, relacionamentos interpessoais, valores, etc., e estas considerações são fundamentais para determinar o seu posicionamento nas mídias digitais.
Em um ambiente cada vez mais interativo e dinâmico é imprescindível que a escola de dança saiba o que está acontecendo nos ambientes em que atua e possa agir de forma rápida e adequada, evitando possíveis repercussões negativas e crises.
O monitoramento pode ser feito de forma manual e mais trabalhosa ou por meio de softwares especializados. Seja qual for a forma, ele vai depender da demanda e da estratégia da escola, o fato é que o monitoramento deve fazer parte desta estratégia.
Ambientes de Monitoramento de mídias sociais
Existem quatro aspectos primários de monitoramento que servem a objetivos definidos e podem ser desdobrados ou esmiuçados de forma mais ampla de acordo com a necessidade:
- Marca – Coleta e análise de menções sobre a escola, aulas, serviços, personalidades e demais informações diretamente ligadas.
- Concorrência – Monitoramento de escolas de danças concorrentes permite aperfeiçoar o próprio planejamento e estratégia.
- Segmento de Mercado – Monitorando o que é falado acerca de parceiros, fornecedores e o mercado da dança em geral é possível otimizar os processos e a comunicação da escola.
- Público-alvo – Saber as necessidades, dúvidas, anseios e crenças gerais do público alvo, os alunos, permite que a escola trace melhores estratégias para o relacionamento.
Monitorando frequentemente sua escola nas redes sociais é possível abrir um novo mundo de possibilidades e perspectivas, como:
- Capturar oportunidades de negócios relacionadas ao seu mercado;
- Captura de insights para futuros planejamentos de diversas áreas;
- Reforço diário da marca e seu posicionamento por meio de ações e interações;
- Aprimoramento do canal de comunicação com o público alvo;
- Análise dos pontos fracos e pontos fortes por meio das opiniões publicadas;
- Feedback das ações e campanhas online;
O monitoramento é uma etapa fundamental para um trabalho de qualidade nas mídias. Como anda a mensuração das interações da sua escola de danças nas redes sociais?