Quinze dicas para sua escola atender bem

Tempo de leitura: 4 minutos

O aluno nunca deve sair da sua escola de dança com a impressão de que foi mal atendido. Isso porque uma pessoa pode contar sua experiência negativa (assim como a positiva) a diversas outras, que contarão a outras, e assim por diante.

A primeira lição é que a função de atender jamais pode se mostrar rotineira. É um erro sério definir o atendimento ao aluno como trabalho de rotina. Esse pensamento acaba reduzindo a importância dessa função e inibindo a capacidade criativa de quem o executa. A rotineirização da tarefa atendimento é prejudicial para o funcionário e, logo, para a escola, pois o aluno seria apenas mais um no meio de toda uma gama de alunos.

Ao contrário, todo aluno busca um tratamento diferenciado, pois cada um sente necessidades diferentes. O importante é fazê-lo se sentir especial!

Veja algumas dicas para manter um bom relacionamento com os seus alunos:

Seja consciente e cortês

Atenda bem a qualquer pessoa que se dirigir à sua escola de dança. Para isso, esqueça seus próprios preconceitos. Pare de formar impressões antecipadas e distorcidas dos alunos. O tratamento “senhor” ou “senhora” deve ser dirigido mesmo a jovens, a não ser que o cliente o peça para chamá-lo por “você”.

Dê as boas-vindas

Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o aluno. Sempre que possível, chame-o pelo nome, procurando pronunciá-lo corretamente.

Atenda de imediato

Nunca deixe uma pessoa esperando. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade. Há pessoas que aguardam por dois minutos, e depois são capazes de dizer que esperaram por mais de dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a pessoa aguarda com mais calma.

Demonstre boa vontade

Mesmo fora de seu setor, cumprimente a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os alunos. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a escola. É sempre gratificante para o aluno ser reconhecido e cumprimentado.

Dê muita atenção ao aluno

Faça com que ele se sinta bem-vindo. Trate-o como alguém importante para a escola. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja.

Aja com rapidez

O tempo é um fator importante na hora do atendimento. Geralmente, o aluno quer que sua necessidade seja satisfeita o mais rápido possível. Porém, cuidado para não passar a impressão de que você deseja se ver livre dele rapidamente. Não confunda rapidez com descaso!

Preste orientação segura

Muitas vezes o aluno fica inibido diante do funcionário, por isso, o deixe à vontade e lhe preste um atendimento eficiente, orientando-o de maneira clara e educada.

Evite termos técnicos

Se você conhece a terminologia técnica da dança, deve abster-se de usá-las quando se dirigir aos alunos. Isso poderia causar incompreensão e constrangimento. Abreviações e siglas também devem ser evitadas. O ideal é usar expressões simples, pronunciadas em voz moderada e clara. É importante que tenha paciência caso a pessoa queira uma informação. Se isso acontecer, repita-a quantas vezes forem necessárias. As pessoas não são culpadas por deixar de entender determinada expressão.

Jamais dê ordens

Nunca dê uma ordem ao aluno. Em hipótese alguma!

10º Chame o chefe em casos especiais

Diante de um aluno autoritário, que acha que é dono da verdade, tente usar de sua habilidade para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal entendido. Caso perceba que uma determinada situação pode piorar, procure ajuda de seu supervisor.

11º Evite atitudes negativas

Expressões negativas tendem a criar um clima negativo. O ideal é evitar expressões como: “não pode”, “está errado”, “não deve”.

12º Fale a verdade

Nas informações prestadas ao aluno, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha, a passar ao aluno a impressão de que esconde informações ou omite problemas.

13º Dê atenção às reclamações

Fique atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda do aluno e encaminhe-as para verificação.

14º Seja um bom cartão de visitas

Lembre-se de que sua imagem corresponde à da escola de dança. Cuide de sua aparência e vestuário, para que esteja sempre apresentável, mantendo-o limpo e bem cuidado, e do seu material de trabalho, mantendo-o organizado. Use palavras cordiais e dê informações corretas.

15º Garanta qualidade para seu ambiente de trabalho

Faça a manutenção diária da limpeza e cuide dos móveis e objetos da escola de dança. Deixe sempre à mão os objetos de que necessita. Em um ambiente limpo e organizado, todos desempenham melhor suas funções.

Coloque em prática essas ações de atendimento e veja melhorias no relacionamento dos alunos com a sua escola de dança!

FONTE: Sebrae.

Sobre Leonel Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta