Os visitantes não voltam para efetivar a matrícula? Saiba aqui como resolver esse problema

Tempo de leitura: 4 minutos

Atualmente vivemos a era da “informação”, recepcionamos constantemente em nossa memória uma quantidade incalculável de informações.

No passado (não muito distante), um indivíduo tinha um desejo, ele alimentava essa vontade por muito tempo, sem perder o foco, não havia nenhuma outra informação que o desviasse daquele objetivo.

Atualmente,  e você há de concordar comigo: A pessoa passa em frente a sua escola, se interessa pelo assunto(dança), entra, gosta, acha aquilo tudo maravilhoso, e vai embora decidido a se matricular, concorda que é assim que acontece?

Porém, no caminho para casa, ela tem na sua mão um celular, que está conectado ao mundo (internet), acessa o facebook, abre a caixa de e-mails, vai navegando… e começa a ver outras coisas que despertam outros desejos que ela também se interessa e que (virtualmente) ela entra, gosta e também acha aquilo maravilhoso…

E a essa altura meu amigo…o interesse de aprender a dançar já foi substituido por outros interesses… na verdade ela acaba se esquecendo da dança….

E aí? Tem solução? Como vamos resolver essa situação? É sobre isso que vou te falar logo abaixo, continue lendo…

Essa situação pode ser resolvida simplesmente com um conceito de marketing chamado de “inbound marketing” que traduzido pode se chamar de “marketing de permissão”

Não vou me aprofundar aqui sobre o inbound, posso te explicar com mais detalhes futuramente, o objetivo é usar a técnica do inbound para resolvermos esse problema.

A dica é a seguinte:

1) A pessoa entrou em sua escola (pode ser presencialmente, por email ou pelo telefone), não importa qual a forma de origem do atendimento, a partir do momento que despertou o interesse por sua escola, colete as informações básicas, em ordem de prioridade: Nome, e-mail, telefone, como chegou até sua escola, (somente isso, nada mais).

2) Com essas informações em mãos, anote, registre (se você tem o webdanca.com em sua escola,  registre pelo menu CRM uma “nova negociação no sistema”), e não se esqueça de marcar o tipo de marketing (como aquela pessoa chegou até sua escola).

A sacada principal é essa:

3) Comece a criar conteúdos relevantes para seu público, artigos relacionados à dança como:

  • “Como emagrecer se divertindo”
  • “Como manter o bom humor na segunda feira”
  • “Como perder a timidez”.

Esses são só exemplos para você ter uma ideia. Crie conteúdos que o ensine a dar alguns passinhos, fazer alguns exercícios para eliminar o estresse, algumas dicas de como a dança pode ajudá-lo a perder peso….enfim,  dê a ele alguma instrução de forma gratuita, não cobre nada por isso, de forma que ele tenha algum resultado gratuitamente, use a sua experiência atrelada à criatividade.

Na verdade, a maioria das pessoas buscam a dança para resolver outros problemas que nem sempre é aprender a dançar, você sabia disso?

4) Bom…de posse desses conteúdos, comece a enviar semanalmente para sua lista um e-mail, (não esqueça de caprichar nos títulos, pois eles irão garantir que sua lista abra os e-mails) faça postagens em sua fanpage, blog.

5) O que vai acontecer?

Você vai iniciar uma plantação, jogar sementes, preparar o seu cliente para a compra, alimentar o seu desejo.

Repetindo esse processo, você estará sempre dando algumas “cutucadas” no desejo de se matricular em sua escola.

Sabe aquela velha frase já desbotada, mas que continua valendo, “Quem não é visto não é lembrado”? Então, é exatamente isso que você estará fazendo, porém, de uma forma muito mais amigável, sem ser aquele  “vendedor chato”.

6) O que você não deve fazer?

Você não deve lotar a caixa de e-mails do seu futuro aluno com propaganda da sua escola, sendo aquele “vendedor insistente”, você irá conquistar a confiança do seu cliente, entregando a ele informações úteis de forma “gratuita”, sem cobrar nada por isso. Faça essa pessoa se tornar seu fã.

7) Quer saber o seu resultado final?

Seu futuro aluno não irá esquecer da sua escola, você estará nutrindo aquele aluno com esses conteúdos. Em algumas ocasiões quando o cliente entra pela 1ª vez em sua escola, ele não está preparado para compra, por essa razão ele não fecha a matrícula naquele momento. Com esse processo, você nutre o cliente até o ponto dele próprio se convencer que precisa da dança em sua vida, e é claro, qual escola ele irá procurar? Com certeza será a sua.

E quando chega esse ponto, ele vem decidido, não reclama do preço, do plano… ele está pronto!

Acredite, se você plantar, com certeza você irá colher… comece a semear agora mesmo.

 

Um forte abraço!

Marciano Souza | webdanca.com

PS. Caso tenha dificuldades em criar conteúdos, criar títulos de e-mails, nós podemos também te dar algumas dicas, é só deixar o seu comentário logo abaixo.

 

 

Sobre Leonel Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

10 Comentários

  1. Maria Elisa (Maia) Vaz de Faria

    Gostei muito dessas dicas. Certamente irão ajudar a aumentar o número de alunos do Ballet, afinal é isso que todo empresário quer.


    1. Ola Haniel! Tudo bem?

      Calma…fique tranquilo, essa dificuldade no início é comum. Vou te dar uma sacada bem bacana para você ter algumas ideias de conteúdo relevante.

      Vamos lá:
      Quando atender um visitante, fique atento a todas as dúvidas dele, anote em um caderno todas as objeções que o visitante apresentar, dúvidas sobre o curso, sobre preço, sobre sua escola, enfim…anote tudo.
      Aproveite o diálogo com o visitante e pergunte o que o trouxe até sua escola, qual o motivo… essas perguntas te ajudarão a identificar os principais problemas do seu público alvo, suas dores.

      Quando você olhar para essas anotações, comece a pensar em conteúdos que irão ajudar a esclarecer essas dúvidas para o seu público, grave vídeos, escreva artigos ou até mesmo e-mails, o importante é você começar a produzir os conteúdos, depois aos poucos você vai aprimorando suas técnicas.

      Haniel…tem uma frase que eu sempre comento nos vídeos e que uso no meu dia a dia…”Feito é melhor do que perfeito”.

      Abraço!

Deixe uma resposta