Dicas para reduzir os custos de comunicação em sua escola de dança

Tempo de leitura: 3 minutos

O contato entre a escola de dança e a família do aluno é imprescindível para a qualidade de ensino, porém, muitas vezes, esta comunicação acaba tendo um custo bastante alto para as escolas, que precisam investir em ligações para todos os pais dos alunos ou em materiais gráficos impressos como avisos, comunicados, circulares e outros documentos.

Muitas escolas de dança já estão cientes de que estes custos com a comunicação podem ser minimizados se algumas medidas forem tomadas. Como andam os gastos na sua escola? Confira algumas dicas que ajudam a conter os custos e garantem uma gestão da comunicação mais eficaz.

1- Pesquise preços

Se você ainda precisa imprimir muitos documentos, não contrate a primeira gráfica que buscar. Tenha cautela. Invista tempo na verificação de cada uma das opções, estabeleça contato com os responsáveis pelo orçamento, busque descontos por quantidade, veja a qualidade da impressão. Nem sempre uma gráfica que cobra menos pelos produtos entrega menos qualidade. O jeito aqui é pesquisar todas as alternativas possíveis e negociar.

2- Diferentes operadoras

Muitas vezes, o contato telefônico é necessário e este sempre gera gastos para a escola de dança! Se você tiver um chip de cada operadora e conseguir identificar de qual empresa é o número que você pretende ligar, certamente o preço da ligação será bem menor. Quer uma dica? Utilize o site “qual operadora?” para descobrir em qual empresa o número está registrado.

3- Reuniões frequentes

Esta é uma solução bastante útil. Ao fazer reuniões periódicas entre pais, professores e direção, você consegue diminuir a frequência de comunicados impressos e ligações. Certifique-se de redigir uma listagem de todos os tópicos que deverão ser mencionados durante a reunião, isso facilitará o andamento do encontro e evitará que você precise entrar em contato novamente com os pais.

4- Newsletter

Use a tecnologia e a criatividade a seu favor! Hoje em dia, a maior parte das pessoas usa diariamente a internet para acessar o seu e-mail, redes sociais e demais páginas de interesse. Aproveite e crie uma newsletter para sua escola de dança e mande, por e-mail, com uma periodicidade definida para os pais de alunos. Um dos pontos positivos de utilizar este canal de comunicação é que você pode enviar as mensagens de forma massiva e sem custos.

5- Skype e Whatsapp

Desde que o Skype e o Whatsapp apareceram, as ligações via telefone ficaram mais escassas entre as empresas. O motivo principal da adoção dessas ferramentas é seu caráter gratuito. Imagine quanto você economizaria em ligações se utilizasse estes meios de comunicação? É claro que nem sempre os pais dos alunos estarão disponíveis para atender ligações deste tipo, mas é uma boa tentativa para aliviar os custos das ligações telefônicas. A utilização do Skype ou do Whatsapp não serve para substituir os outros meios, mas sim para complementar e entregar mais resultados na comunicação da sua escola de dança.

6- Controle de resultados

Independentemente do canal de comunicação que for utilizado na sua escola, é preciso manter os gastos controlados. A maneira mais ágil de diminuir custos neste sentido é prestando atenção em qual canal de comunicação é mais eficiente, para investir esforços e recursos. O sucesso de um ou outro canal depende também do perfil dos pais, nem sempre o que funciona em uma instituição, será útil em outra. Verifique com a sua equipe de professores e colaboradores, quais têm conseguido um maior índice de feedbacks positivos.

7- Utilize um software específico

O software colabora com a comunicação escola-cliente, pois te dá acesso às informações de todos os setores de sua escola de dança e possibilita ações de marketing mais efetivas. Nunca esqueça que a sua escola de dança também é uma empresa que precisa estar alinhada com as novidades tecnológicas do mercado.

Inove a comunicação da sua escola de dança e confira os benefícios para o seu negócio!

Sobre Leonel Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta