APRENDA EM [5 passos] MONTAR UM PLANEJAMENTO E APERTAR O BOTÃO DE IGNIÇÃO NA SUA ESCOLA

Tempo de leitura: 3 minutos

Aprenda a garantir 50% de sucesso já nos primeiros dias do ano.
Resolvi compartilhar com você uma experiência que uso na minha vida e que realmente funciona, são apenas 5 passos para começar o ano com um bom planejamento.
Antes de continuar, caso você não viu o post “SAIBA EM APENAS 3 MINUTOS COMO UM PLANEJAMENTO PODE MUDAR O DESTINO DA SUA ESCOLA EM 2015?” recomendo que você leia ele primeiro, antes de continuar, pois o resultado será ainda melhor.

1º – Escolher um local apropriado faz toda diferença.
Escolha um local tranquilo para montar o planejamento, onde você tenha condições de refletir, de conversar com você mesmo, esse ponto é de suma importância, pois esse é um momento que pode decidir o futuro de um ano inteiro, por isso, escolha um local e um horário favorável.

2º – Material para elaboração do planejamento.
Quanto ao material, fica à sua escolha, papel e caneta, arquivo no word, agenda, fique à vontade, como disse no post anterior, não importa o material que você use. (Particularmente eu utilizo apenas papel e caneta).

3º – Estrutura do planejamento.
Eu criei um método próprio que é bem simples e muito eficiente, eu deixei um modelo no final desse post para você imprimir ou olhar e fazer o seu próprio planejamento, é uma forma simples de organizar as ideias.

4º – Montando seu planejamento.
O primeiro passo é fazer um balanço do ano anterior, é hora de refletir desde o início do ano e escrever tudo que valeu a pena para você, tudo que compensou e que trouxe bons resultados, preste atenção porque não são apenas coisas felizes que trazem bons resultados, em algumas ocasiões infelizes nós conquistamos também bons exemplos de vida, experiências que nos ajudarão no futuro, vale lembrar esse detalhe.
Reflita e escreva sem pressa, vá devagar. Eu adianto que você irá perceber que, um ano nos traz muitas coisas bacanas, mas nós nos esquecemos com facilidade e damos lugar às memórias ruins, momentos de decepções, frustrantes, mas o objetivo é escrever somente as coisas boas, relembrar e alimentar boas lembranças.

5º – Planejar o ano vigente.
Concluído o passo do balanço do ano anterior, agora, você está pronto para planejar o ano vigente, e o próximo passo é planejar o futuro. Escreva tudo o que deseja fazer durante o ano, mas, alto lá! Vamos ser coerentes, não estamos diante de um “Gênio da lâmpada” ou de um “Poço dos desejos”, estamos diante de uma vida real, escreva coisas possíveis de serem alcançadas.
Relacione todos os seus planos para esse ano, por exemplo: reformar sua escola, acrescentar uma nova modalidade, fazer uma campanha para aumentar os alunos, organizar melhor o controle da sua escola, relacione tudo, por isso a importância de estar em um local tranquilo onde você tem liberdade para pensar sobre cada item que escreveu. Uma dica importante: Responda para você mesmo, por que eu preciso disso? O que isso irá me trazer de bom? Se as suas respostas derem um sinal de aprovação, isso realmente importa para você, então siga em frente, no entanto, se aquilo for apenas um desejo compulsivo, uma mera vaidade, o melhor é eliminar da sua lista e ocupar os dias do seu ano com coisas que realmente importam na sua vida.

Feito isso, você vai perceber que irão surgir bastantes ideias para complementarem os seus desejos. Seus planos agora estarão organizados e não mais no emaranhado do seus neurônios.

De posse de todos os planos pro novo ano, procure analisar cada um individualmente e pensar como você deve fazer para alcançá-los e baseado nessa análise, trace as metas para cada item e deixe essas metas anotadas em um local visível, onde você possa sempre estar olhando e relembrando seus objetivos.

Quando você concluir esse processo de 5 passos, o motor de ignição da sua escola já está acionado, é só decolar e boa viagem.

Essa é a minha dica para você inovar. Eu te desejo sucesso e que Deus te abençoe muito nesse ano.

Balanço do ano – Clique para visualizar / imprimir

Planejamento do ano – Clique para visualizar / imprimir

Sobre Leonel Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

2 Comentários

  1. Lucas Lima

    Olá Boa Tarde, eu estarei abrindo um espaço meu em breve no interior de São Paulo e adorei as dicas e tudo que li, eu gostaria de fazer o curso de gestão, porém gostaria de saber se existe alguma forma de parcelamento do valor do curso!?
    Eu agradeço a atenção!
    Aguardo retorno!
    Lucas

Deixe uma resposta