Gestão por resultados para sua escola de dança

Tempo de leitura: 3 minutos

A gestão orientada para resultados é um modelo de administração de empresas que exige bastante comprometimento da equipe, especialmente por não ser voltado para o número de horas trabalhadas e, sim, ao empenho para a finalização das metas. Ao contrário de uma gestão tradicional, focada em processos, a gestão por resultados enfatiza os objetivos a serem alcançados e os valores da sua escola de dança.

O conceito desse tipo de gerenciamento é realmente priorizar os resultados em todas as ações, com o objetivo de otimizar o desempenho da escola de dança, independentemente de seu porte ou quantidade de alunos. Mas como aplicar a gestão por resultados em sua escola?

Características da gestão por resultados

Para que seja possível adotar esse tipo de gestão na sua escola de dança, é preciso saber como o processo realmente funciona e se ele de fato é adequado para atingir seus objetivos. Algumas características da gestão por resultados podem ajudar a entender melhor como ela acontece dentro do seu negócio:

– A chave para todo o processo é o foco no resultado e não nos procedimentos;

– A responsabilidade por atingir ou não os resultados propostos é de todos;

– A liderança é mais participativa;

– Todos os setores da escola de dança andam juntos e estão integradas para que seja possível obter o resultado desejado, cada uma contribuindo com sua tarefa.

Vantagens desse modelo de gestão

Uma das maiores vantagens de se adotar a gestão orientada para resultados é o fato de que os colaboradores se sentem mais motivados, pois estão envolvidos em todo o processo e sabem que sua participação realmente faz diferença para o alcance das metas da escola. Isso sem contar que a comunicação também melhora, com a boa interação entre os membros da equipe surgindo como fundamental para o sucesso do empreendimento. O comprometimento do time e sua produtividade também aumentam, uma vez que cada um passa a ter clareza do seu papel para chegar aos resultados. Assim a sensação de pertencimento à escola de dança é maior e o engajamento consequentemente melhora.

Aplicação da gestão de resultados

Existem várias metodologias para a aplicação da gestão por resultados em uma escola de dança, havendo entre elas alguns passos em comum para que a implementação tenha êxito:

Revisar os objetivos da escola: para que os gestores e colaboradores tenham uma visão clara dos objetivos e do planejamento estratégico do negócio;

Definir os objetivos da equipe: gestores e colaboradores precisam se reunir para estabelecer os objetivos de cada um, determinando um prazo para a apresentação dos resultados;

Monitorar o processo: antes de o prazo estabelecido terminar, é preciso organizar algumas reuniões para saber se os objetivos efetivamente serão alcançados;

Avaliar o desempenho: análise baseada no atingimento ou não dos objetivos;

Recompensa: os colaboradores devem ser recompensados por atingirem os resultados.

O sucesso da gestão por resultados leva a sua escola de dança a enxugar custos, otimizar um projeto ou aumentar a produtividade da equipe. Tudo isso requer um envolvimento maior entre os gestores e os colaboradores e o estabelecimento de objetivos e prazos claros para cada um. A equipe deve ser monitorada, acompanhada e poder contar com os líderes para os momentos de dificuldade. Assim todos saem ganhando!

Sobre Leonel Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta