Ambiente escolar: saiba como melhorar as interações

Tempo de leitura: 2 minutos

Clima organizacional”, essa é a palavra-chave utilizada por muitas empresas, que se torna essencial também para a boa gestão da sua escola de dança. Isso porque um ambiente escolar saudável e uma comunicação efetiva entre todos os setores da escola são fundamentais para que as trocas de conhecimento sejam bem sucedidas e se reflitam na qualidade das aulas da instituição.

Mas, como evitar que aqueles pequenos grupos isolados, as famosas “panelinhas”, se formem entre os professores da sua escola de dança? Alguns aspectos fazem a diferença na hora de se construir um ambiente saudável, capaz de melhorar o rendimento dos professores e dos alunos.

Infraestrutura

Transformar os espaços da escola de acordo com as necessidades diárias é uma excelente iniciativa. Analise os locais em que há circulação de apenas alguns professores e os modifique, pois unir toda a equipe em um só ambiente é essencial para que exista interação entre eles.

Avaliação

Apresente a todos os professores os resultados escolares dos alunos, como índices de faltas, desempenho nas aulas e ensaios. É importante também estipular objetivos, detalhando a função de cada integrante no processo, isso faz com que os dados sobre a escola de dança circulem entre todos. Para facilitar o fluxo de informações entre os membros do grupo recorra à: reuniões, grupos de trabalho, murais, sites e listas de e-mails.

Relações pessoais sólidas

Uma boa escola de dança para se trabalhar é aquela que abre espaço para o diálogo e para o debate coletivo. O entrosamento entre os profissionais reflete na relação que eles têm com a escola. Ao se sentirem valorizados, ouvidos e acreditados pela liderança, professores e funcionários tendem a reproduzir essa confiança nos vínculos pessoais estabelecidos no trabalho, criando um bom clima para o ambiente.

O diretor, ao exercer uma liderança baseada no diálogo, garante espaço para a participação dos professores no aprimoramento do processo das aulas. Com isso, o acúmulo de conflitos mal resolvidos, que podem ocasionar o fracasso e desinteresse dos alunos, também é evitado. No médio e no longo prazo, a construção de um bom ambiente de trabalho leva a uma nova cultura dentro da escola, que estabelece princípios e embasa toda a atuação da instituição.

Bons exemplos

Os momentos de troca também estimulam o aparecimento de lideranças positivas entre os professores, decisivas para que a equipe de gestão consiga descentralizar tarefas. Sua atuação é decisiva para a construção de um ambiente saudável e de colaboração baseado no estímulo às responsabilidades individuais, que, somadas, facilitam o cumprimento das metas estabelecidas pela equipe.

Além disso, é importante destacar que o gestor e professores também devem dar bons exemplos aos alunos.

E você, como faz para manter um ambiente saudável em sua escola de dança? Siga nossas dicas e compare os resultados.

Sobre Leonel Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta