Controle a frequência nas aulas para combater a evasão

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe se os alunos da sua escola de dança estão adaptados às aulas? Já conferiu se todos os matriculados estão realmente frequentando a escola ou se há alguém que falta regularmente ou nem sequer aparece?

Há muitos motivos que levam o aluno a deixar de frequentar as aulas de dança, como a necessidade de entrar para o mercado de trabalho, a falta de interesse pelas aulas, dificuldades de acompanhar o ritmo da turma, doenças crônicas, falta de incentivo dos pais, mudanças de endereço, entre outros.

Alguns desses problemas dependem de fatores externos, mas outros podem ser solucionados com iniciativas tomadas ao longo do ano pelos gestores da escola, que têm a responsabilidade de assegurar boas condições de aula e aprendizado.

O acompanhamento da frequência é necessário para que a escola possa atender com qualidade seus alunos, planejar as aulas e espetáculos e organizar as salas, podendo analisar adequadamente o movimento na instituição e o andamento do processo de aprendizagem dos alunos.

Em resumo, é responsabilidade da sua escola de dança trabalhar com um controle rigoroso de frequência e acompanhar cada aluno individualmente. Comece deixando claro na hora da matrícula qual deve ser a frequência dos alunos e quantas faltas são toleradas pela escola.

Uma ideia é expor nas paredes das salas de aula uma lista de chamada. Ao passar pelas classes e olhar essas listas, os professores poderão conferir facilmente a presença de cada aluno e tomar medidas, caso perceba alunos faltantes. Fique atento à lista! Se houver muitas faltas, talvez esteja na hora de realizar mudanças na escola. Mude horários, repense a mensalidade, converse com os professores e pesquise formas de deixar as aulas de dança mais atrativas.

Mas lembre-se que o trabalho de incentivo para que os alunos frequentem as aulas é realizado não apenas dentro dos portões da escola, mas também fora deles. O diálogo com a família tem um papel importante para garantir que ninguém falte.

Com o Sistema WebDança você pode fazer chamadas diretamente no seu celular ou com um tablet de dentro da sala de aula direto no sistema. Se sua escola de dança ainda não possui um sistema, entre em contato com o Webdança pelo nosso site (aqui) e encontre a solução para o seu negócio!

Sobre Leonel Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta