Benefícios da dança para a sua saúde

Tempo de leitura: 2 minutos

A busca pelo “corpo perfeito” e por uma vida mais saudável pode parecer um processo cansativo e, até mesmo, entediante. Devido a isso, constantemente as pessoas procuram exercícios alternativos para queimar as calorias, como as danças. Além de altamente descontraídas, elas são muito benéficas para a saúde corporal.

Para te estimular, selecionamos aqui alguns benefícios que a dança trás para a sua vida:

  1. Queima calórica: Além de ser uma atividade física totalmente descontraída, a dança proporciona uma grande perda de calorias. Em apenas 1 hora de aula o aluno é capaz de perder cerca de 500 a 800 Kcal.
  2. Estética: Por ser uma atividade física de alto valor de queima calórica e trabalhar a maioria dos grupos musculares, a dança se torna um dos exercícios mais completos para o corpo. Trabalhando pernas, braços e quadril, a dança fortifica as articulações e promove, ao mesmo tempo, a perda de gordura e o ganho de massa muscular. Deixando o corpo esteticamente mais atrativo.
  3. Combate ao “stress”: Por ser um exercício intenso, a dança promove uma diminuição da tensão muscular. Ela libera endorfina, o hormônio do prazer, relaxando a musculatura. Além disso, dançar estimula a concentração e tranquiliza, diminuindo a ansiedade. Por tudo isso, ela funciona como uma válvula de escape em que a energia e a tensão acumuladas diariamente são liberadas.
  4. Equilíbrio: Dançar regularmente favorece a coordenação motora, e o corpo passa a se movimentar com mais ritmo e agilidade. Esse benefício melhora na prevenção de graves lesões e desenvolve um excelente condicionamento físico.
  5. Capacidade Sanguínea: a dança aumenta a capacidade sanguínea e faz bem ao coração. Algumas modalidades, como jazz, axé e salão, estimulam a circulação sanguínea e melhoram a capacidade respiratória.
  6. Idade para praticar: Diferentemente de outros exercícios físicos, a dança não tem definição de idade para os praticantes. Crianças, jovens, adultos e idosos são bem-vindos. Para começar a praticar, basta ter disposição.

Há um velho ditado que diz “Quem dança, os seus males espanta”, e ele não poderia estar mais certo. Dançar pode ser mais do que arte e diversão, pode ser uma forte aliada da saúde. Então, vamos colocar o corpo para mexer?

FONTE: Diversão Terra.

Sobre Leonel Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta