O primeiro atendimento ao aluno e sua influência no relacionamento

Tempo de leitura: 2 minutos

Muito se fala sobre a importância do bom atendimento no pós-venda, ou seja, quando o aluno já está matriculado na sua escola de dança. Porém, muita gente esquece que o relacionamento é também o elemento mais importante na prospecção de novos alunos.

O atendimento precisa evoluir conforme as relações entre escola e aluno evoluem. Mas é preciso lembrar que o relacionamento inicia-se junto com as etapas da venda, quer você queira, quer não. Porque querer iniciar uma relação com o aluno depois de um primeiro atendimento frustrado é quase impossível.

Quando o atendimento não é satisfatório, dificilmente os alunos voltam a procurar a sua escola, e, quando procuram, já começam as aulas com um pé atrás. Sendo assim, o esforço para demonstrar que a sua escola é confiável será dobrado, pois a primeira impressão pode até não ser a que fica, mas é a que fica por mais tempo.

Tendo isso em vista, apresentamos algumas dicas para transformar o atendimento da sua escola de dança já no primeiro momento:

  1. Atendimento empático

Se você fosse o aluno, gostaria de ser tratado da maneira com que a sua escola o trata?

É preciso atender e se relacionar com o aluno pensando nele, e não apenas pensando em como a sua escola é maravilhosa e em como seria ótimo para o aluno ter aulas ali.

Veja se o seu discurso está focado na escola, como em um folheto institucional, ou se está focado na real necessidade em servir ao aluno.

E mais importante: não pressione o aluno durante o atendimento.

  1. Foco no longo prazo

Relacionamento é sempre algo de longo prazo.

Se, no primeiro atendimento, a sua escola tentar empurrar algo para o aluno, certamente ele irá assustar. Não force as aulas de dança para um aluno em potencial caso perceba que o serviço não fará uma diferença positiva na vida dele.

  1. Tudo se prolonga através do atendimento

O atendimento pode ser um atalho ou um vínculo permanente. É possível perder alunos e manter um bom relacionamento, da mesma maneira que é possível ter um aluno por muito tempo te odiando.

Faça desses itens um ciclo de relacionamento. E tenha sempre em mente que todo atendimento precisa ser focado no longo prazo.

O relacionamento pode até chegar ao fim, mas a sua vontade de se relacionar com o aluno e superar as suas expectativas e necessidades deve ser eterna. Essa força de vontade vai transformar a forma que a sua escola se comporta junto aos alunos.

Que tal começar a praticar um atendimento focado no relacionamento de longo prazo a partir de hoje?

FONTE: Sebrae.

Sobre Leonel Santos

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta